terça-feira, 8 de março de 2011

Gnomos: Lenda ou verdade?

Os gnomos são espíritos de pequena estatura amplamente conhecidos e descritos entre os seres elementais terra. A origem das lendas dos gnomos terá muito provavelmente sido no oriente e influenciado de forma decisiva a cultura antiga da Escandinávia. da
Com a evolução dos contos, o gnomo tornou-se na imaginação popular um anão, senão um ser muito pequeno com poucos centímetros de altura. É comum serem representados como seres mágicos não só protectores da natureza e dos seus segredos como dos jardins, aparecendo como ornamento. Usam barretes vermelhos e barbas brancas, trajando por vezes túnicas azuis ou de cores suaves. Na mitologia nórdica, os gnomos confundem-se com a tradição dos anões, pelo que não é invulgar associa-los a seres que habitam as cavernas ou grutas escuras e não suportam a luz do sol. No conceito geral, têm a capacidade de penetrar em todos os poros de terra e até de se introduzirem nas raízes das montanhas, explorando os mais ricos minérios ocultos e trabalhando-os com intenso e delicado labor. Como são difíceis de ver, simbolizam o ser invisível que através do inconsciente ou da imaginação e visão onírica tornam visíveis os objectos e materiais desejados pela cobiça humana. São os guardiões de tesouros íntimos da humanidade. Por vezes um gnomo capturado pode conceder desejos a um humano que o capture, mas a maioria das vezes o desejo realizado pode acabar por se tornar uma maldição. Tal atitude deve-se ao facto que um gnomo castiga com ardis o ser que odeia e, por isso, na imaginação popular da cultura europeia mediterrânea o gnomo é feio, disforme e malicioso.
Gnoms.
As formas demoníacas: a forma mais conhecida pelos continentes ocidentais é a forma humanoide deformada, com cores cinzas e negras. Dizem as lendas que é um ótimo lutador e faz estragos que podem até matar.
As formas amigáveis: é a forma conhecida também por duende, ele é famoso por se amigo de Papai Noel em sua fábrica de brinquedos. Amigável, usa touquinhas, tem a forma humanóide pequena, do tamanho de um menino de seis anos.
 









O papai gnomo pesa 300g e a mamãe de 250g a  275g. medem 15cm

 








O Gnomo pai sempre deixa a educação da menina por conta da mamãe gnomo e as atenções que dispensam aos bebês limitam-se ao "upa cavalinho".  A medida que as crianças vão crescendo vão sendo iniciadas nas tarefas dos gnomos. Os Pais fazem brinquedos e jogos de madeira.








O casal de gnomos tem apenas um par de gêmeos, que podem ser 2 meninos e 2 meninas, ou um menino e uma menina. Ao completar 75 anos o jovem é levado pelo pai à presença do Conselho Regional de Gnomos para iniciar a iniciação.






 






 
 Nas ferrarias e olarias da comunidade o gnomo aprendiz é treinado em vários ofícios, porque, para eles, aprender nunca é demais. As garotas por sua vez, são introduzidas nas prendas domésticas












Como qualquer outra criança, os meninos e as meninas gnomo adoram brincar de balanço. Também adoram pegar as cascas da semente de bordo, para brincarem de libélulas.









Fazem apenas duas refeições por dia, sem contar os lanchinhos. Como o gnomo não come carne, alimenta-se regularmente com a ervilha-de-cheiro, com alto teor de proteínas cuja as folhas produzem um néctar muito nutritivo.













O gnomo trabalha de noite e dorme de dia. Quando o dia começa a clarear, papai gnomo lê um capítulo do livro secreto, que é ouvido sempre com muito respeito pela família, as crianças são postas na cama e todos vão dormir











Um gnomo jamais tira o chapéu
Estudiosos do folclore  afirmam que o chapéu do gnomo tem o poder de torná-lo invisível
É feito de feltro, é solido da base até a ponta, representa para o gnomo uma proteção indispensável contra animais como os gambás, os gatos e aves de rapina






Os gnomos além de conhecerem ervas e chás e fazerem cirurgias, conhecem a acupuntura a milhares de anos, e praticam-na usando agulhas de ouro ou prata.











O gnomo vive aproximadamente 400 anos. Leva uma vida saudável. Não come muito, não tem grandes conflitos emocionais e faz bastante exercício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário